LANÇAMENTO DE DVD SOBRE MESTRES DO COCO PERNAMBUCANO

LANÇAMENTO DE DVD SOBRE MESTRES DO COCO DE PERNAMBUCO
Projeto nasceu com foto, subiu ao palco como música e agora vira documentário

 
















                                                                           As cidades do Cabo de Santo Agostinho (07/11/14), Ipojuca (Nov/2014), Olinda (Nov/2014) e Recife (19/12/14) serão palco do lançamento do DVD Mestres do Coco de Pernambuco (vide agenda no final)Trata-se de um documentário com duração de 34 minutos recheado de depoimentos e opiniões dos mestres sobre o que é o coco de roda (samba de coco ou samba de nego). A coordenação geral é de Marcos Moraes, com produção do Centro Cultural Farol da Vila (CCFV) e realização da produtora Thaly F. Moraes Produção Cultural – ME.  A produção do vídeo percorreu os quatro berços do coco pernambucano: Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho; Amaro Branco,  em Olinda; Arcoverde; e Sítio Açude da Pedra, em Lagoa de Itaenga. O filme revela ao público vários mestres coquistas ainda desconhecidos do público e da mídia, como os ipojucanos Inspetor e Manuel Pereira, o menestrel Preto Limão, de Garanhuns (aos 95 anos de idade), a veterana Dona Nininha, do Amaro Branco (Olinda), e os novatos Fofo, do Coco Renascer, de Pontezinha, Natali Tomaz, do coco do Mestre Goitá. Os recursos para a produção do documentário vieram através do incentivo cultural do Funcultura Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e apoio das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Olinda e Recife, através das Secretarias de Cultura e Lazer Do Cabo, Turismo e Cultura do Ipojuca, Patrimônio e Cultura de Olinda e Cultura da Cidade do Recife.

As cenas externas ocorreram durante o ciclo junino de 2014 em Pernambuco, e foram gravadas em oito cidades pernambucanas; Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Olinda, Limoeiro, Lagoa de Itaenga, Águas Belas e Recife. Participam deste documentário 15 mestres de coco; Preto Limão (Garanhuns), Galo Preto (Recife), Selma do Coco (Olinda), Zé de Teté (Limoeiro), Ciço Gomes (Arcoverde), Biu Cabloco (Lagoa de Itaenga), Índio Matinho (Águas Belas), Inspetor (Ipojuca), Manuel Pereira (Ipojuca), Dona Nininha (Olinda), Telmo Anum (Olinda), Dié Junior (Cabo de Santo Agostinho), Ricco Toadas (Cabo de Santo Agostinho), Jefferson ‘’Fofo’’ (Cabo de Santo Agostinho) e Natali Tomaz (Cabo de Santo Agostinho).

O projeto surgiu a partir da conquista de dois dos prêmios afro – Prêmio Nacional de Expressões Culturais (2010 e 2012), pelo Centro Cultural Farol da Vila, na categoria Artes Visuais, e daí virou filme através do 6º Edital Funcultura Audiovisual de Pernambuco, na estréia da categoria Revelando os Pernambucanos, com roteiro de Marcos Moraes, direção de Osmar Barbalho e direção de fotografia de Fábio Quirino.

O vídeo foi gravado também dentro da reserva Fulni-ô, solo sagrado dos índios Fulni-ôs de Águas Belas, com registros inéditos da paisagem local, de Índio Matinho e do seu autêntico grupo indígena ‘’Fethxa’’, formados por jovens índios Fulni-ôs.  O projeto atingiu todas as regiões de Pernambuco: Mata Norte (Lagoa de Itaenga), Metropolitana (Recife, Olinda, Cabo e Ipojuca), Agreste  (Limoeiro e Garanhuns) e o Sertão (Arcoverde).
A trilha sonora do vídeo tem participação especial do músico e percussionista olindense Telmo Anum (filho de Galo Preto, e sobrinho de Preto Limão). Destaques também para os mestres Patrimônios Vivos Selma do Coco e Galo Preto, do rei do coco Zé de Teté (com 45 anos de coco), e ainda dos mestres Biu Caboclo (poeta da Mata Norte) e Ciço Gomes (coco Trupe de Arcoverde).

O documentário contém cenas reais do público e do coco de São João em Pontezinha (reduto do palanque do coco), com participação dos mestres Ricco Toadas e Daniel Júnior, e no Sítio Açude da Pedra em Lagoa de Itaenga, com o mestre Biu Cabloco, no terreiro do mestre Nieto.  

Ficha técnica:
Apoio de fotografia – Jesimiel Galdino
Cenário e programação visual – Gregório Vieira
Coordenação geral é de Marcos Moraes com produção do Centro Cultural Farol da Vila (CCFV), e realização da produtora Thaly F. Moraes Produção Cultural – ME
Parceria com o Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha,  Rede PE de Pontos de Cultura, Mais Cultura, Cultura Viva, Cadon, Palmares e Ministério da Cultura.
                                                                               

















E através desta parceria serão doados exemplares (DVD) a todos os pontos de cultura de Pernambuco (mais de 120) e ainda a todos os cineclubes pernambucanos.

CONFIRA AGENDA - PRÉ-LANÇAMENTOS
- Cabo (07/11/2014), às 14h00, no Auditório Municipal Padre Vander Velden, em Pontezinha.
- Ipojuca (Nov/2014), em data á confirmar, em Ponto, durante o festival A Hora do Coco 2014.
- Olinda (Nov/2014), em data á confirmar, Fortim do Queijo, durante o festival Cena Brasil 2014.
- Recife (19/12/2014), às 19h00, no Pátio de São Pedro, durante o festival A Hora do Coco 2014.

Infomações: (81) 8621 2148 -  Marcos Moraes


E-mail: thalyprodcult@gmail.com
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOI CALEMBA PERNAMBUCANO

NASCE A CIRANDA PRAIEIRA PERNAMBUCANA !

CIRANDA PRAIEIRA PERNAMBUCANA FAZ APRESENTAÇÃO EM GAIBU, DIA 28/11/2015.