10º ENCONTRO FULNI-Ô DE CULTURA (FORMAÇÃO), na Escola Estadual Indígena Marechal Rondon de Águas Belas-PE

A oficina de formação fulni-ô (Ano VI) está ocorrendo na Escola Mal. Rondon da Aldeia Fulni-ô de Águas Belas-PE, através do projeto aprovado no Edital Funcultura Geral intitulado ''10º ENCONTRO FULNI-Ô DE CULTURA (FORMAÇÃO)''. A condução da iniciativa tem produção executiva do Centro Cultural Farol da Vila (CCFV), sob coordenação geral do pesquisador e produtor cultural ''Marcos Moraes'', com as aulas são ministradas pelo multiartista e arte-educador indígena ''Matinho Fulni-ô''. A iniciativa conta com parceria do Posto Local da FUNAI, Secretaria Municipal de Cultura e dos Povos Originários, Prefeitura Municipal de Águas Belas, e incentivo cultural do FUNCULTURA, FUNDARPE, SECRETARIA DE CULTURA e GOVERNO DE PERNAMBUCO







































Ano após ano, o projeto vem deixando sua inestimável contribuição, para o repasse do legado da cultura ancestral indígena Fulni-ô, aos pequeninos indígenas da Escola Estadual Indígena Marechal Rondon. É aonde, as crianças e os jovens indígenas recebem por oralidade e transmissão de saberes, a vivência de práticas culturais repassadas pelo experiente mestre Matinho Fulni-ô, afirma o coordenador geral ''Marcos Moraes''. O indígena Matinho possui em seu currículo cultural mais de meio século de ativismo cultural, sempre atuando na militância da cultura popular tradicional pernambucana (pifeiro, músico, compositor, artesão, agricultor e artista popular). O mestre Matinho detém vários títulos e prêmios culturais nacionais e estaduais (Mestre Griô Nacional, Mestre Pifeiro, Mestre da Cultura Popular, Prêmio Mazzaropi, Prêmio Ariano Suassuna), conquistados ao longo de décadas, pelo seu esmero e dedicação à cultura brasileira. No projeto, ele atua por uma década repassando os costumes, história, canto, dança, e principalmente a sua língua o IA-TÊ. A iniciativa conta o total apoio da escola indígena estadual local, através do seu corpo docente. 












A ação acontece num período de dez dias (11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22/08/2025), e 60 horas de carga horária, e as aulas contam com a acessibilidade (tradução em Libra). A proposta transcorre num momento mágico e muito especial, que antecede o ''Ouricuri ''(*) da Aldeia Fulni-ô. Pode-se afirmar que esta iniciativa cultural ''10º ENCONTRO FULNI-Ô DE CULTURA (FORMAÇÃO) vem somando para apoiar a salvaguarda e preservação da cultura indígena Fulni-ô.

(*) Ouricuri é o ritual religioso e cultural anual do povo indígena Fulni-ô.  Corresponde a um período de três meses (Setembro-Novembro). É aonde TODA a população indígena da Aldeia Fulni-ô se deslocam, e concentram-se no solo sagrado da antiga aldeia de Águas Belas-PE, para práticas espirituais, preservação da língua (Ia-tê), manutenção das tradições e dos costumes do povo Fulni-ô.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOI CALEMBA PERNAMBUCANO

NASCE A CIRANDA PRAIEIRA PERNAMBUCANA !

CIRANDA PRAIEIRA PERNAMBUCANA FAZ APRESENTAÇÃO EM GAIBU, DIA 28/11/2015.