PNAB-PE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, na Retomada das Ações do Ponto de Cultura Farol da Vila, na Praia de Gaibu.

 O Centro Cultural Farol da Vila, entidade sem finalidades lucrativas, e constituída juridicamente a partir de Julho/2007, na Praia de Gaibu, do município do Cabo de Santo Agostinho-PE. Quando em 2009, através do 2º Edital dos Pontos de Cultura já Estadualizados, através da Fundarpe e do MinC, foi chancelada como Ponto de Cultura, dentre 120 pontos de Pernambuco. E desde então vem atuando em sua região de alcance, o município do Cabo de Santo Agostinho-PE. Ao longo dos anos, suas atividades culturais se expandiram, e passaram a ocupar papel de relevância cultural para a cultura pernambucana e brasileira, indo atuar muito além da sua cidade de origem, o Cabo. Nessa expansão territorial passou a realizar atividades e ações tanto na região metropolitana (Ipojuca, Cabo, Recife, Olinda) e no Agreste Meridional do estado (Garanhuns, Águas Belas). Em seu portefólio já se contabilizam dezenas de ações e projetos em áreas culturais diversas culturais: formação (roda de diálogos, aula espetáculos, oficinas e cursos); patrimônio natural e histórico (material, e imaterial); artes cênicas (teatro da paixão), audiovisual (cineclubismo, documentários, filmes), música (festivais, cds, dvds e shows), cultura popular (festivais, celebrações, cds, dvds, shows e apresentações), povos ancestrais e tradicionais (indígenas, negros, quilombolas e pescadores artesanais), artes visuais (exposições, videoarte, fotografia, artesanato); artes plásticas (exposições); artes gráficas (livros, catálogos e folders), literatura (livros e catálogos); artes integradas; e mídias livre (sites, blogs, redes sociais). 


Em 2024, nessa Retomada da Cultura Brasileira através do Ministério da Cultura e do Governo Federal, nossas atividades e projetos culturais possibilitaram ao Centro Cultural Farol da Vila a conquista do Prêmio Nacional Cultura Viva Sérgio Manberti (2024). Ainda em 2024, através do edital estadual o PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc) de Pernambuco, se habilita com plano de ação para o Biênio (2025-2026), em sua retomada de ações como Ponto de Cultura Farol da Vila


No momento inicial da retomada do Ponto de Cultura Farol da Vila, foram iniciadas duas ações de formação cultural - Ponto de Cultura nas Escolas: 1 - Oficina de Iniciação (Música e Percussão), e 2 - Oficina de Coco, Ciranda e Percussão. As escolas municipais contempladas foram abordadas em dois turnos: na zona rural do Cabo, Engenho NovoProfessor José Joaquim (22/09/2025), com a participação de 100 alunos; 


e a do bairro Malaquias, situado na periferia do município, Vereador Edvaldo Martins (25/09/2025), com a participação de 250 alunos.



No dia 29 de setembro de 2025, o Centro Cultural Farol da Vila em sua sede, na Rua Amauri Miranda, 122 - Gaibu, Cabo/PE, o Ponto de Cultura Farol da Vila realizou várias ações culturais Ponto de Cultura no Ponto: Exposição Permanente de Fotografias  ''Cabo Ruínas & Monumentos''; o '' Cinema Cocada (Sala Fixa Cine Mais Cultura), e a Celebração Cultural ''Gaibu, o Vale do Olho D´água'', que reuniu coquistas, cirandeiros, forrozeiros (8 Baixos) e dezenas de alunos da Escola Pública Municipal Desembargador João Paes, de Gaibu. 


Foi um verdadeira festa cultural, e ainda espontaneamente aconteceu uma ''Roda de Diálogo'' da gestão do ponto, artistas presentes, gestão escolar e professores e os alunos participantes, sobre o patrimônio histórico do Cabo e a preservação ecológica da belíssima praia de Gaibu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOI CALEMBA PERNAMBUCANO

NASCE A CIRANDA PRAIEIRA PERNAMBUCANA !

Povos tradicionais - Aldeia Fulni-ô de Águas Belas-PE recebe a Oficina de Formação Fulni-ô Mestre Matinho, durante 6 (seis) dias.